Diário de Bordo nº 1 (aulas nº 1 e 2)
13-10-2010 23:18Diário de Bordo número um
A aula iniciou-se com a apresentação da professora, e dos respectivos alunos da turma do décimo segundo B. Tivemos o conhecimento que a professora se chamava Sílvia Soreto, e que era Professora de Física E Química.
A professora, de seguida, deu a explicação do propósito da disciplina e a sua eventual origem. Soube-se que tem o propósito de criar algo de novo e inovador, que dê algum contributo tanto para o desenvolvimento das nossas aptidões no nosso presente escolar, tanto como no nosso futuro profissional. Tudo preferencialmente da nossa área de aprendizagem específica. Outro propósito visa em dar algo de mais á nossa escolar, de modo a envolver a própria estrutura escolar a todos os níveis.
Área Projecto “nasceu” relativamente á poucos anos, quando uma ideia do Ministério da Educação surgiu: um concurso de dimensão Nacional, em que todas as escolas podiam participar. O propósito realsava a elaboração de um Blogue interactivo e bem estruturado. O concurso foi um sucesso, já que ideia redimensionou-se e cresceu para o que é actulamente a disciplina de Área Projecto.
Iniciou-se a dúvida de como escolher o ponto central da disciplina, um projecto viável e produtivo de modo a desenvolver ao longo de durante todo o ano. Surgindo a proposta de um aluno para a respectiva recolha, um modelo muito utilizado por empresas americanas, de modo a promover anuncios comerciais, o Brain Storm, a professora deu ordem de começo da proposta.
Procedeu-se á divisão preferêncial dos alunos por grupos, formando-se respectivamente cinco grupos provisórios.
A procura exaustiva de temas a propor iniciou-se, e os vários elementos de cada grupo poderam propor qualquer tema descabido, apontando-os na sua respectiva folha de temas. Isto durante um prazo máximo de vinte minutos, respectivamente.
O tempo passou, e a professora deu ordem á aluna Francisca Pinhão para fazer a recolha de temas propostos pelos diversos grupos, expondo-os no quadro. A exposição iniciou-se, tendo-se observado significadamente uma grande divergência de temas. Uns grupos mais inclinados para a área das tecnologias, outros para a saúde e outros, por exemplo para a área da solidariadade.
———
Voltar